Presidência e Corregedoria realizam encontro com a magistratura

Nesta segunda-feira, dia 24/02, a presidente, desembargadora Iolanda Guimarães e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Edivaldo dos Santos, promoveram um encontro com os magistrados do Tribunal de Justiça de Sergipe. A finalidade foi dar as boas-vindas e apresentar as diretrizes da gestão 2025-2027, bem como oportunizar aos juízes uma oitiva acerca das demandas relacionadas com a prestação da jurisdição em comarcas da capital e interior. Os juízes auxiliares da Presidência, Leonardo Almeida e Otávio Abdala e os juízes-corregedores Dauquíria Ferreira e Francisco Alves Jr. também participaram da reunião.
"Neste início de gestão é importante mostramos que a Presidência e a Corregedoria estão alinhadas em suas ações e saudarmos os magistrados com as boas-vindas. Queremos reforçar a responsabilidade que temos, não apenas com o cumprimento das metas, mas com a prestação de serviços à sociedade de forma célere. Então, é uma reunião de acolhimento", disse a desembargadora-presidente Iolanda Guimarães.
Ao abrir a reunião, a presidente afirmou que trabalhará em prol da valorização de magistrados e servidores, mencionou as visitas que tem feito às unidades jurisdicionais com o propósito de estar próximo e ouvir as demandas diretamente de quem está na ponta da jurisdição.
O desembargador Edivaldo dos Santos, corregedor-geral da Justiça, ao conversar com os magistrados, lembrou da função primordial da Corregedoria, disciplinar e fiscalizatória. Segundo ele, não obstante estas funções, a Corregedoria tem atuado para prestar apoio às unidades jurisdicionais e, sendo assim, trouxe o planejamento de ações no sentido de verificar as carências nas unidades, bem como atender aos anseios da magistratura com foco no melhor prestar a jurisdição.
"Inicialmente este é um primeiro contato com a magistratura e estamos anunciando a disponibilidade de atender às demandas dos magistrados nas questões mais urgentes. Já iniciamos algumas visitas e inspeções ordinárias, porque no período de transição da antiga para a atual gestão da Corregedoria tomamos conhecimento da situação de algumas unidades que demandam maior atenção", destacou o corregedor Edivaldo dos Santos.
Ao final do encontro, a juíza titular da Comarca de Nossa Senhora da Glória, Fabiana Castro, salientou a importância da mesa diretora do TJSE buscar um diálogo com a magistratura. “A Presidência e a Corregedoria puderam mostrar para nós a importância do magistrado no crescimento da instituição e, com isso, criaram um ambiente de confiança, de pertencimento, o que é muito bom. Essa conversa deixou os magistrados muito à vontade e cientes de que podem contar com o apoio tanto da Presidência, quanto da Corregedoria para o alcance das metas e de uma melhor prestação jurisdicional", avaliou a magistrada.
A reunião, que ocorreu no auditório da Ejuse, também foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Pablo Moreno da Luz, que considerou a iniciativa oportuna. “Uma reunião muito produtiva porque oferece à classe, à magistratura sergipana, a oportunidade de conhecer as diretrizes da nova gestão. Então, a presidente pôde apresentar o seu plano de ação para o biênio que se inicia, assim como a Corregedoria-Geral da Justiça também indicou a diretriz de sua atuação. Bom para a magistratura que esteve presente neste diálogo com seus gestores para que possamos contribuir da melhor forma possível para o aprimoramento dos serviços judiciais que prestamos à sociedade sergipana".
Fonte: Agência de Notícias do TJSE

“Melhor Posse” na reforma do Código Civil é tema de artigo do des. João Hora publicado pela Conjur
