AMASE participou do Enaje realizado pela AMB, em São Paulo

18 Nov 2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, abriram o 8º Encontro Nacional dos Juízes Estaduais (Enaje) com declarações sobre o papel dos juízes e a importância da regulação em tempos de democracia digital.

 

O 8º Enaje foi realizado até sábado, dia 17, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com a participação de 1.200 magistrados e mais de 10 palestras relacionadas. O presidente da AMASE, Pablo Moreno Carvalho da Luz e outros magistrados sergipanos participaram do encontro

O evento, promovido pela AMB em parceria com a Apamagis, reúne magistrados e especialistas em debates sobre saúde física e mental de juízes, tecnologias disruptivas, democracia e as fronteiras do Direito.

Na palestra inaugural, o ministro Barroso abordou o tema do constitucionalismo digital, apresentando um panorama sobre a massificação da internet, a revolução tecnológica e a ascensão das plataformas digitais.

Ao destacar os avanços trazidos pelas tecnologias disruptivas, ele enfatizou a importância da regulação das big techs e da inteligência artificial (IA).

"A revolução tecnológica impactou o mundo e trouxe muitos benefícios, inclusive a democratização do acesso ao conhecimento, à informação e ao espaço público", afirmou.

"Porém, é inevitável a sua regulação para fins econômicos, para uma tributação justa, para impedir a dominação do mercado e proteger os direitos autorais. É imperativo, também, proteger a privacidade das pessoas e evitar comportamentos coordenados inautênticos que amplificam a mentira e discursos de ódio", acrescentou.

Ministro Barroso também destacou que o Poder Judiciário está desenvolvendo soluções tecnológicas baseadas em precedentes, visando facilitar o dia a dia dos juízes e a atividade dos tribunais.

Nesse contexto, valorizou a magistratura:

"O juiz íntegro, dedicado e preocupado em ser justo é uma bênção para a Justiça e para a cidadania", reiterou.

A palestra ocorreu na noite seguinte às explosões registradas em Brasília, nas proximidades do STF e no estacionamento da Câmara dos Deputados.

Transformação

Com uma mensagem de zelo e vigilância que cabe à magistratura em regimes democráticos, o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou as repercussões significativas das transformações democráticas na relação entre o cidadão e o Estado.

 

"A partir do mundo digital, a democracia se transforma para ser mais direta, mais transparente e mais acessível. E é sobre isso que iremos falar nos próximos três dias", adiantou.

O Juiz Frederico Mendes Júnior também ressaltou o valor do associativismo como fator de união e conquistas que resultam na valorização da carreira. Ele afirmou que, embora a atuação da AMB seja imprescindível, grande parte dos resultados vem do trabalho das lideranças das associações regionais.

Por essa razão, os presidentes das associações regionais compuseram o palco na cerimônia de abertura do 8º Enaje.

A abertura contou ainda com a participação dos anfitriões do evento: o assessor da AMB e presidente da Apamagis, Thiago Massad, e a coordenadora da Justiça Estadual e organizadora do encontro, juíza Vanessa Mateus.

 

Entre os presentes na solenidade estavam o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Antônio Torres Garcia; e o secretário de Governo do estado de São Paulo, Gilberto Kassab.

Fonte: Assessoria da AMB


10 Jan

NOTA PÚBLICA

NOTA PÚBLICA
04 Dez 2024

Presidente da AMASE participou do Encontro Nacional do Poder Judiciário

Presidente da AMASE participou do Encontro Nacional do Poder Judiciário
23 Out 2024

Presidente da AMASE participa de encontro Diálogos da Magistratura com o presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Roberto Barroso

Presidente da AMASE participa de encontro Diálogos da Magistratura com o presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Roberto Barroso