Comemoração dos 129 anos de instalação do Tribunal de Justiça será realizada com palestra no dia 15

10 Dez 2021

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) completa, este mês, 129 anos de instalação. Para comemorar a data, será realizada uma palestra virtual, no dia 15/12, quarta-feira, às 16 horas, ministrada por José Anderson Nascimento, Juiz de Direito aposentado e Presidente da Academia Sergipana de Letras. A palestra, com o tema 'Tribunal de Justiça de Sergipe: trajetória histórica da instituição', será transmitida pelo canal TJSE Eventos, no YouTube.

O Tribunal de Relação de Sergipe, criado pela Constituição Estadual de 18 de maio de 1892, foi instalado em 29 de dezembro daquele mesmo ano; em sessão solene no Palacete da Assembleia Legislativa, sendo composto por cinco Desembargadores.

Mediante Decreto 76, de 03/09/1931, foi dada nova Organização Judiciária ao Estado, transformando o Tribunal de Relação em Superior Tribunal de Justiça, composto por seis Desembargadores. Em 13 de março de 1935, após nova alteração, passou a ser denominado Corte de Apelação do Estado, com sete Desembargadores. Em 1969, foi promulgada a Emenda nº 2 à Constituição de 1967, aumentando para nove o número dos Desembargadores do então Tribunal de Justiça. Atualmente, o TJSE é composto por 13 Desembargadores.

No que diz respeito às instalações, o então Tribunal de Relação teve suas sessões realizadas no Palacete da Assembleia Legislativa até 1895, quando se mudou para o prédio situado na Praça Olímpio Campos, esquina com a rua Itaporanga, hoje Memorial do Poder Judiciário de Sergipe.

Em 1930, o Governo entregou aos Desembargadores um novo prédio, localizado na mesma praça, que tinha sido antes destinado ao Grupo Escolar General Siqueira, no qual funcionou o Tribunal de Justiça por 49 anos. Em 1979, foi inaugurado o atual Palácio da Justiça, situado na Praça Fausto Cardoso.

Fonte: Agência de Notícias do TJSE


27 Mar

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE
01 Mar

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas
23 Fev

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase