CNJ 20 anos: AMB, lideranças da magistratura e presidentes de Tribunais se reúnem com o presidente do CNJ e do STF

11 Jun

A direção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reuniu, nesta terça-feira (10), na sede do órgão, em Brasília, os presidentes dos tribunais dos diferentes segmentos da Justiça, representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Ajufe, da Anamatra e lideranças estaduais da magistratura, em um encontro comemorativo pelos 20 anos do CNJ.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell.

O ministro Barroso apresentou algumas das iniciativas sob sua liderança no Conselho e ouviu, dos presidentes de tribunais e das lideranças da magistratura, impressões e avaliações sobre a atuação do CNJ como órgão de cúpula do Poder Judiciário.

Os ministros receberam relatos positivos dos participantes, com agradecimentos pelo fortalecimento do diálogo entre o Conselho e os demais órgãos jurisdicionais. Foram destacados, também, os avanços na gestão de Barroso à frente do CNJ e do STF, com foco em políticas judiciárias voltadas à gestão institucional, à valorização da carreira da magistratura e a ações de impacto social.

O ministro Mauro Campbell apresentou as diretrizes de sua atuação na Corregedoria Nacional de Justiça, destacando seu compromisso de trabalhar em conjunto com o ministro Barroso na construção de consensos pela unidade da magistratura e do Poder Judiciário.

O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, relembrou sua aproximação com o ministro Barroso em 2023, salientando que, desde o início, o presidente do CNJ demonstrou sensibilidade às dificuldades enfrentadas pelos magistrados e adotou medidas imediatas para enfrentar o quadro de desvalorização da carreira.

Frederico Mendes também ressaltou o compromisso do ministro com o fortalecimento da magistratura, evidenciado pela criação do programa Diálogos da Magistratura e pelos 14 encontros realizados em todas as regiões do país para escuta ativa de juízes e desembargadores.

“Só temos a agradecer e a elogiar a gestão do ministro Barroso à frente do CNJ e o trabalho do ministro Mauro Campbell na Corregedoria Nacional de Justiça. A magistratura vive um momento único, graças à atuação de personalidades comprometidas que ocupam cargos-chave no Judiciário e ao trabalho incansável das nossas lideranças nos Estados, presidentes de Tribunais e de Associações de Magistrados”, afirmou.

Participaram do encontro a vice-presidente Administrativa da AMB, Julianne Freire Marques; o vice-presidente Institucional da AMB, Cláudio Luís Martinewski; o secretário da AMB e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; o secretário da AMB e presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos; a presidente da AMC, Janiara Maldaner; o presidente da Amase, Pablo Moreno Carvalho da Luz; o presidente da Amarn, Arthur Cortez Bonifácio; o presidente da Ajufe, Caio Marinho; e o vice-presidente da Anamatra, Marco Aurélio Treviso.

 

Fonte Assessoria da AMB


06 Nov

STJ vai selecionar cem juízes para auxílio temporário à seção de direito público

STJ vai selecionar cem juízes para auxílio temporário à seção de direito público
06 Nov

Presidente da AMASE atua na Câmara dos Deputados contra PEC da Reforma Administrativa

Presidente da AMASE atua na Câmara dos Deputados contra PEC da Reforma Administrativa
29 Out

AMASE recepciona nova magistrada que tomou posse no TJSE

AMASE recepciona nova magistrada que tomou posse no TJSE