Crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional curtem tarde de lazer no Fiesta Park

14 Out 2021

 “Eu estou achando muito bom, estou gostando das brincadeiras. Ainda vou me divertir muito, aproveitar o nosso dia”, foi assim que um adolescente do Abrigo Caçula Barreto, localizado em Aracaju, descreveu a tarde de brincadeiras que teve no dia 13 de outubro no Fiesta Park. O Abrigo Caçula Barreto levou seus 18 acolhidos para participar da Ação Brincando no Parque. Além desta, outras 18 unidades, entre Abrigos e Casas Lares, localizadas nos municípios do interior sergipano levaram crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional para celebrar o Dia das Crianças. No total foram 104 acolhidos, de diversas faixas etárias, brincando no parque.

“O nosso desafio é garantir às crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional todos os direitos preconizados na Constituição e no ECA, como o lazer e convivência comunitária. Todos os anos a CIJ realiza, junto com nossos parceiros, eventos que trazem alegria e diversão para esse público e esse ano agregamos mais segurança por conta da pandemia, com a distribuição de máscaras, álcool em gel e também lanches”, explicou a Juíza Iracy Mangueira, que coordena a Infância e Juventude no TJSE.

A ação foi promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e contou com a parceria da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE), da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Fiesta Park.

“A Amase vem se somar a essa ação, apoiando a Coordenadoria da Infância e da Juventude e o Tribunal de Justiça de Sergipe, também com a Secretaria de Segurança e a iniciativa privada, por meio da organização do parque. A ideia é promover a cidadania de crianças e adolescentes, nessa semana das crianças, através de atividades lúdicas, do divertimento, para essa fase mágica que é a infância e a adolescência, um período encantador e formador da personalidade deles para o futuro”, destacou o Presidente da Amase, Roberto Alcântara.

A SSP já mantém a parceira com a CIJ em ações anteriores para a promoção do Dia das Crianças para o público infantojuvenil. “É a segunda vez que nos somamos à CIJ nessa ação. A inclusão social é muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Eles precisam sentir-se incluídos, amados, protegidos e amparados”, salientou Kátia Emanuele, assessora técnica da Polícia Civil de Sergipe.

Todos os brinquedos do parque estiveram à disposição das 104 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Entre um brinquedo e outro, às crianças e aos adolescentes foi oportunizado lanches, sorvetes, mas também máscaras e álcool em gel para a higiene das mãos. As crianças e adolescentes estavam acompanhados por 92 cuidadores das unidades de acolhimento.

De acordo com César Santana, responsável pelo Fiesta Park, a parceria com a CIJ teve início no ano de 2014. “A gente costuma fazer essas ações em todas as cidades por onde passamos e aqui em Sergipe iniciamos a ação em 2014, a convite da Coordenadoria da Infância. Hoje as crianças poderão brincar no parque até as 22 horas, com toda a infraestrutura para garantir a segurança e o bem-estar delas. Eu estou emocionado porque esse é um momento ímpar, já que podemos proporcionar alegria para essas crianças e isso não tem preço”, garantiu César.

Uma adolescente da Casa da Criança Nossa Senhora da Vitória relatou que era a sua primeira vez em um parque de diversões e não queria que o dia terminasse. “Eu estou achando um máximo, já passei por três brinquedos que eu nunca tinha visto. Vou guardar esse dia na minha memória”, disse ela. E a diversão no Fiesta Park continua nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 15h, com outras 120 crianças e adolescentes de diversas instituições de acolhimento da capital e do interior de Sergipe.

“Esse é um trabalho do Tribunal de Justiça capitaneado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude que está dentro do nosso compromisso da gestão, o qual visa a proteção da criança e do adolescente. A criança, como ser em desenvolvimento, tem direito a brincar, de ser livre, de participar da vida em comunidade e deve ser cuidada, protegida com prioridade absoluta”, refletiu o Presidente do TJSE, Des. Edson Ulisses de Melo, que prestigiou a ação.

 

Fonte: Agência de Notícias do Tribunal de Justiça de Sergipe


24 Abr

Artigo do Desembargador João Hora Neto é publicado na Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil

Artigo do Desembargador João Hora Neto é publicado na Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil
24 Abr

NOTA PÚBLICA

NOTA PÚBLICA
27 Mar

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE