Crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional curtem tarde de lazer no Fiesta Park

14 Out

 “Eu estou achando muito bom, estou gostando das brincadeiras. Ainda vou me divertir muito, aproveitar o nosso dia”, foi assim que um adolescente do Abrigo Caçula Barreto, localizado em Aracaju, descreveu a tarde de brincadeiras que teve no dia 13 de outubro no Fiesta Park. O Abrigo Caçula Barreto levou seus 18 acolhidos para participar da Ação Brincando no Parque. Além desta, outras 18 unidades, entre Abrigos e Casas Lares, localizadas nos municípios do interior sergipano levaram crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional para celebrar o Dia das Crianças. No total foram 104 acolhidos, de diversas faixas etárias, brincando no parque.

“O nosso desafio é garantir às crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional todos os direitos preconizados na Constituição e no ECA, como o lazer e convivência comunitária. Todos os anos a CIJ realiza, junto com nossos parceiros, eventos que trazem alegria e diversão para esse público e esse ano agregamos mais segurança por conta da pandemia, com a distribuição de máscaras, álcool em gel e também lanches”, explicou a Juíza Iracy Mangueira, que coordena a Infância e Juventude no TJSE.

A ação foi promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e contou com a parceria da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE), da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Fiesta Park.

“A Amase vem se somar a essa ação, apoiando a Coordenadoria da Infância e da Juventude e o Tribunal de Justiça de Sergipe, também com a Secretaria de Segurança e a iniciativa privada, por meio da organização do parque. A ideia é promover a cidadania de crianças e adolescentes, nessa semana das crianças, através de atividades lúdicas, do divertimento, para essa fase mágica que é a infância e a adolescência, um período encantador e formador da personalidade deles para o futuro”, destacou o Presidente da Amase, Roberto Alcântara.

A SSP já mantém a parceira com a CIJ em ações anteriores para a promoção do Dia das Crianças para o público infantojuvenil. “É a segunda vez que nos somamos à CIJ nessa ação. A inclusão social é muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Eles precisam sentir-se incluídos, amados, protegidos e amparados”, salientou Kátia Emanuele, assessora técnica da Polícia Civil de Sergipe.

Todos os brinquedos do parque estiveram à disposição das 104 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Entre um brinquedo e outro, às crianças e aos adolescentes foi oportunizado lanches, sorvetes, mas também máscaras e álcool em gel para a higiene das mãos. As crianças e adolescentes estavam acompanhados por 92 cuidadores das unidades de acolhimento.

De acordo com César Santana, responsável pelo Fiesta Park, a parceria com a CIJ teve início no ano de 2014. “A gente costuma fazer essas ações em todas as cidades por onde passamos e aqui em Sergipe iniciamos a ação em 2014, a convite da Coordenadoria da Infância. Hoje as crianças poderão brincar no parque até as 22 horas, com toda a infraestrutura para garantir a segurança e o bem-estar delas. Eu estou emocionado porque esse é um momento ímpar, já que podemos proporcionar alegria para essas crianças e isso não tem preço”, garantiu César.

Uma adolescente da Casa da Criança Nossa Senhora da Vitória relatou que era a sua primeira vez em um parque de diversões e não queria que o dia terminasse. “Eu estou achando um máximo, já passei por três brinquedos que eu nunca tinha visto. Vou guardar esse dia na minha memória”, disse ela. E a diversão no Fiesta Park continua nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 15h, com outras 120 crianças e adolescentes de diversas instituições de acolhimento da capital e do interior de Sergipe.

“Esse é um trabalho do Tribunal de Justiça capitaneado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude que está dentro do nosso compromisso da gestão, o qual visa a proteção da criança e do adolescente. A criança, como ser em desenvolvimento, tem direito a brincar, de ser livre, de participar da vida em comunidade e deve ser cuidada, protegida com prioridade absoluta”, refletiu o Presidente do TJSE, Des. Edson Ulisses de Melo, que prestigiou a ação.

 

Fonte: Agência de Notícias do Tribunal de Justiça de Sergipe


29 Nov

Chapa AVANÇAR JUNTOS! comandará a AMASE para o biênio 2022/2023

Chapa AVANÇAR JUNTOS! comandará a AMASE para o biênio 2022/2023
29 Nov

AMASE realiza sua eleição para Diretoria Executiva e para o Conselho de Prerrogativas para o Biênio 2022/2023

AMASE realiza sua eleição para Diretoria Executiva e para o Conselho de Prerrogativas para o Biênio 2022/2023
26 Nov

Paz em Casa: Coordenadoria da Mulher promove sensibilização para criação de Patrulhas Maria da Penha

Paz em Casa: Coordenadoria da Mulher promove sensibilização para criação de Patrulhas Maria da Penha