Congresso Virtual do IBDFAM: Família, Gênero e Direitos Fundamentais

05 Out 2020

Nos dias 15 e 16 de outubro, será realizado o I Congresso Virtual do IBDFAM: Família, Gênero e Direitos Fundamentais. Com o tema “Violência doméstica e familiar: violação dos Direitos Humanos” e certificados de participação, o evento terá transmissão ao vivo por meio da plataforma Zoom. Inscreva-se.

A solenidade de abertura terá a presença da advogada Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Em sua conferência, ela aborda os 14 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006), destacando avanços e desafios na luta contra a violência de gênero no país.

“Em um evento do IBDFAM que vai abordar Família, Gênero e Direitos Fundamentais, claro que a violência doméstica não poderia ficar de fora, porque essa é uma perversa realidade”, avalia Maria Berenice.

Segundo a especialista, a Lei Maria da Penha foi um marco muito significativo para dar visibilidade a essa realidade. “Como toda lei, sofreu inúmeros ajustes, mas ainda faltam algumas providências a serem tomadas para dar a ela mais efetividade. Efetividade que todas as mulheres de fato precisam”, defende.

“A mulher não existe”

Presidente do IBDFAM, o advogado Rodrigo da Cunha Pereira participa da solenidade de encerramento, com o tema “A mulher não existe”. Segundo o jurista, o conceito de violência sofreu variações ao longo da história e ganhou maior importância com o movimento feminista, ao reivindicar para as mulheres um lugar de sujeito de direito e de desejo tanto quanto os homens.

“A história da violência contra as mulheres é antiga, mas continua atual, apesar de elas serem cada vez mais arrimo de família. Um dos maiores méritos da Lei Maria da Penha foi romper com a banalização da violência contra as mulheres. O fim das relações amorosas nem sempre é tão pacífico e civilizado como deveria ser”, destaca Rodrigo.

De acordo com o especialista, “restos de amor” com frequência se transformam em agressões físicas e verbais. “O fim das relações amorosas nem sempre é tão pacífico e civilizado como deveria ser. Discussão e até uma certa dose de agressividade podem integrar a cena familiar e o fim do amor, mas violência, não”, pontua.

Acesse o site do I Congresso Virtual do IBDFAM: Família, Gênero e Direitos Fundamentais e confira a lista de temas e palestrantes que compõem a programação. Garanta a sua participação.


27 Mar

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE
01 Mar

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas
23 Fev

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase