AMASE participa de reunião da Coordenadoria de Aposentados e debateu VTM e auxílio-saúde

13 Mai 2022

A Coordenadoria de Aposentados da AMB realizou, na quarta-feira (11), em Salvador-BA, a 10ª reunião do grupo. A Coordenadoria discutiu diversos assuntos de interesse dos inativos, mas o destaque ficou por conta da VTM e do auxílio-saúde. A reunião foi coordenada pela integrante da Subcoordenadoria Regional dos Aposentados Janete Pantaleão Alves.

A PEC 63/13 é uma das prioridades da AMB em 2022 e os participantes da reunião da Coordenadoria dos Aposentados foram atualizados sobre a atuação da entidade.

“A presidente Renata Gil e a diretoria da AMB têm trabalhado incansavelmente na aprovação desta PEC. Agora cabe a nós continuarmos mostrando aos senadores a necessidade da reestruturação da carreira. Não pode uma pessoa que entrou hoje na magistratura receber o mesmo que quem é magistrado há 30 anos, por exemplo”, ressaltou a conselheira fiscal da AMB Maria Isabel da Silva.

O presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe, Roberto Alcântara Araújo, também falou da importância da AMB no avanço da pauta da VTM e parabenizou a entidade. “A receptividade no Senado quanto a essa matéria está sendo muito boa. Nunca estivemos tão próximos da aprovação da VTM. É uma bandeira da AMB”, enfatizou.

Auxílio Saúde

Outro destaque no encontro foi a luta da AMB para que seja estabelecido o piso de 6% do auxílio-saúde em todos os Tribunais, incluindo aposentados.

“A presidente Renata está em contato com os conselheiros do CNJ e conseguiu com que o comitê responsável pelo assunto no Conselho fizesse um apanhado de todas as informações nos Tribunais, resultando na sugestão do piso de 6%. Isso foi um grande avanço dessa gestão da AMB, que também conversa diretamente com os presidentes das associações estaduais, o que facilita na articulação com os presidentes dos TJs”, explicou a coordenadora da 10ª reunião da Coordenadoria de Aposentados, Janete Pantaleão Alves.

Quanto à pauta remuneratória, os presentes conversaram ainda sobre a necessidade de recomposição dos subsídios, em razão da perda inflacionária de 40% nos últimos anos. A pauta também é uma das prioridades da AMB em 2022.

Organização da vice-presidência de Aposentados

Os participantes da reunião desta quarta-feira também debateram sobre a possibilidade de criação da vice-presidência de Aposentados da Associação dos Magistrados Brasileiros.

“Formamos grupo de 12 juízes para estruturar a vice-presidência de aposentados da AMB, conforme alguns estados já possuem, como RS e ES. Ainda está em fase de discussão. E hoje, com a formação dessa equipe, temos 30 dias para encaminhar para a Associação uma estrutura de como vai funcionar essa vice-presidência. Atualmente é uma coordenadoria apenas. A vice-presidência de aposentados a nível estadual tem uma força política e institucional muito grande. E é isso que gostaríamos de ter na AMB”, ressaltou Janete Pantaleão Alves.

Também participaram do encontro a vice-presidente de Assuntos Legislativos Elayne Cantuária; a secretária-Geral da AMB, Julianne Freire Marques; o vice-presidente de Integração, Jose Herval Sampaio Junior; a secretária de Pensionista da AMB, Haydee Aparecida Mariz de Oliveira; os membros da Coordenadoria dos Aposentados Elaine Harzheim, José Firmino de Oliveira, Antônio Teixeira Nogueira e Lafite Mariano; e Pedro Cauby Pires (Apamagis)


 

Ascom AMB

 


27 Mar

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE
01 Mar

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas
23 Fev

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase