AMASE participa de reunião da Coordenadoria de Aposentados e debateu VTM e auxílio-saúde

13 Mai

A Coordenadoria de Aposentados da AMB realizou, na quarta-feira (11), em Salvador-BA, a 10ª reunião do grupo. A Coordenadoria discutiu diversos assuntos de interesse dos inativos, mas o destaque ficou por conta da VTM e do auxílio-saúde. A reunião foi coordenada pela integrante da Subcoordenadoria Regional dos Aposentados Janete Pantaleão Alves.

A PEC 63/13 é uma das prioridades da AMB em 2022 e os participantes da reunião da Coordenadoria dos Aposentados foram atualizados sobre a atuação da entidade.

“A presidente Renata Gil e a diretoria da AMB têm trabalhado incansavelmente na aprovação desta PEC. Agora cabe a nós continuarmos mostrando aos senadores a necessidade da reestruturação da carreira. Não pode uma pessoa que entrou hoje na magistratura receber o mesmo que quem é magistrado há 30 anos, por exemplo”, ressaltou a conselheira fiscal da AMB Maria Isabel da Silva.

O presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe, Roberto Alcântara Araújo, também falou da importância da AMB no avanço da pauta da VTM e parabenizou a entidade. “A receptividade no Senado quanto a essa matéria está sendo muito boa. Nunca estivemos tão próximos da aprovação da VTM. É uma bandeira da AMB”, enfatizou.

Auxílio Saúde

Outro destaque no encontro foi a luta da AMB para que seja estabelecido o piso de 6% do auxílio-saúde em todos os Tribunais, incluindo aposentados.

“A presidente Renata está em contato com os conselheiros do CNJ e conseguiu com que o comitê responsável pelo assunto no Conselho fizesse um apanhado de todas as informações nos Tribunais, resultando na sugestão do piso de 6%. Isso foi um grande avanço dessa gestão da AMB, que também conversa diretamente com os presidentes das associações estaduais, o que facilita na articulação com os presidentes dos TJs”, explicou a coordenadora da 10ª reunião da Coordenadoria de Aposentados, Janete Pantaleão Alves.

Quanto à pauta remuneratória, os presentes conversaram ainda sobre a necessidade de recomposição dos subsídios, em razão da perda inflacionária de 40% nos últimos anos. A pauta também é uma das prioridades da AMB em 2022.

Organização da vice-presidência de Aposentados

Os participantes da reunião desta quarta-feira também debateram sobre a possibilidade de criação da vice-presidência de Aposentados da Associação dos Magistrados Brasileiros.

“Formamos grupo de 12 juízes para estruturar a vice-presidência de aposentados da AMB, conforme alguns estados já possuem, como RS e ES. Ainda está em fase de discussão. E hoje, com a formação dessa equipe, temos 30 dias para encaminhar para a Associação uma estrutura de como vai funcionar essa vice-presidência. Atualmente é uma coordenadoria apenas. A vice-presidência de aposentados a nível estadual tem uma força política e institucional muito grande. E é isso que gostaríamos de ter na AMB”, ressaltou Janete Pantaleão Alves.

Também participaram do encontro a vice-presidente de Assuntos Legislativos Elayne Cantuária; a secretária-Geral da AMB, Julianne Freire Marques; o vice-presidente de Integração, Jose Herval Sampaio Junior; a secretária de Pensionista da AMB, Haydee Aparecida Mariz de Oliveira; os membros da Coordenadoria dos Aposentados Elaine Harzheim, José Firmino de Oliveira, Antônio Teixeira Nogueira e Lafite Mariano; e Pedro Cauby Pires (Apamagis)


 

Ascom AMB

 


25 Mai

Juiz Gilson Felix dos Santos é novo desembargador do TJSE

Juiz Gilson Felix dos Santos é novo desembargador do TJSE
18 Mai

Desembargador Osório se aposenta e recebe homenagens no Tribunal Pleno

Desembargador Osório se aposenta e recebe homenagens no Tribunal Pleno
18 Mai

IX Jogos Nacionais da Magistratura: Aracaju será sede do maior evento esportivo voltado para magistrados

IX Jogos Nacionais da Magistratura: Aracaju será sede do maior evento esportivo voltado para magistrados