Webinar sobre violência contra mulher durante pandemia tem participação de Juíza do TJSE

04 Set 2020

‘Violência contra a Mulher e os impactos da pandemia em Sergipe’ foi o tema de um webinar (seminário on-line por videoconferência) realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, por iniciativa da Procuradora Especial da Mulher, deputada estadual Goretti Reis. O evento, que aconteceu nas noites de segunda e terça-feira, dia 01/09 contou com a participação da Juíza Rosa Geane Nascimento, responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

“A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça nasceu em julho de 2011 e tem por finalidade traçar políticas judiciárias de proteção, prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher. Temos eixos de atuação bem específicos e trabalhamos com a educação permanente de servidores, juízes, professores, profissionais da segurança pública e da rede de proteção. Sou professora também e acredito que a educação é o caminho para a mudança dessa realidade. Também é importante a implementação das políticas públicas de atendimento”, explicou a magistrada, lembrando que durante a pandemia a situação das mulheres vítimas é ainda mais difícil.

Conforme Rosa Geane, as situações de violência contra a mulher se acentuaram nesse período de isolamento social. “São casos de estupro marital, controle da privacidade da mulher, dificultando que ela tenha acesso ao telefone e fale com a família, violência financeira, com denúncias até de apropriação do auxílio emergencial, cárcere privado, violência psicológica e a exploração acentuada do trabalho doméstico”, enumerou a magistrada.

Ainda durante o evento, ela anunciou boas notícias quanto a projetos de proteção à mulher vítima de violência. Uma delas é a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Aracaju, que está em andamento e deverá ser construída no bairro Capucho, ao lado da Justiça Federal, em um terreno do Governo de Sergipe. Outra novidade é a articulação para a criação no Estado de um Centro de Acompanhamento de Medidas Protetivas. Rosa Geane também informou a expedição de ofícios ao Governo do Estado e Prefeitos para que criem a Escola de Conselhos, onde capacitações continuadas deverão ser realizadas.

Na primeira noite, o debate contou com as exposições da delegada de Polícia Civil, Ana Carolina Machado Jorge; da historiadora e advogada Ângela Farias e da deputada estadual do Espírito Santo, Janete de Sá. Na segunda noite, além da magistrada do TJSE, participaram como palestrantes Valdilene Oliveira Martins, Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/ SE; e Érika Leite, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Sergipe.

“É importante a gente buscar fortalecer a política pública para encorajar todos os segmentos porque os números de casos de violência aumentaram durante essa pandemia, dentro do próprio domicílio, e nós temos que conversar para que as mulheres não continuem sendo vítimas de feminicídio”, ressaltou a deputada Goretti Reis, que agradeceu a participação das convidadas e destacou que o objetivo maior da Procuradoria é buscar formas de enriquecer o acesso à informação.

Fonte: Agência de Notícias do TJSE


24 Abr

Artigo do Desembargador João Hora Neto é publicado na Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil

Artigo do Desembargador João Hora Neto é publicado na Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil
24 Abr

NOTA PÚBLICA

NOTA PÚBLICA
27 Mar

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE