Programa Justiça Presente voltado para a socioeducação é apresentado à 17ª Vara Cível

19 Nov 2019

A 17ª Vara Cível, unidade do Judiciário sergipano competente para processar e julgar a aplicação das medidas socioeducativas, recebeu na manhã de hoje, dia 14, a visita da Coordenadora do Programa Justiça Presente em Sergipe, Isabela Cunha, e da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), por intermédio da Juíza Coordenadora Rosa Geane Nascimento e sua equipe técnica.

O objetivo do encontro com o Juiz Titular da 17ª Vara Cível, Antônio Henrique Almeida, foi apresentar o Programa Justiça Presente, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em execução em Sergipe desde o mês de abril. O Programa tem como um dos seus eixos de ação (Eixo 2), a melhoria no sistema socioeducativo, com a aplicação de medidas nas áreas da: gestão da informação, a fim de qualificar os dados do sistema de medidas socioeducativas; racionalização da aplicação da medida de internação; qualificação e aperfeiçoamento dos mecanismos de funcionamento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); escolarização e profissionalização dos adolescentes em cumprimento de medida e após o cumprimento.

“A reunião é para apresentar o Programa Justiça Presente, nossas ações e pensar como a gente pode articular novas ações as já existentes no Tribunal de Justiça de Sergipe, principalmente na 17ª Vara Cível, que é especializada no sistema socioeducativo. Assim, busca-se integrar as ações que são previstas para o Programa, que são estratégias pensadas em âmbito nacional e que são adaptadas à realidade do Estado de Sergipe, considerando tudo que já existe para ser qualificado com a experiência trazido pelo Justiça Presente”, explicou Isabela Cunha.

Em média, 240 adolescentes cumprem medidas socioeducativas aplicadas pela 17ª Vara Cível, entre internação e meio aberto. O magistrado Antônio Henrique, apresentou as ações já desenvolvidas na unidade para os socioeducandos, como a Justiça Restaurativa, porém destacou que a aplicação do Programa Justiça Presente, que prevê atuação em várias vertentes, poderá melhorar o sistema, mediante um trabalho conjunto com resultados efetivos.

“Todas as ações que possam servir para melhorar o sistema socioeducativo são necessárias. Nós verificamos que a questão da informação é fundamental para que tenhamos uma estatística fidedigna dos processos, em especial quanto à execução das medidas socioeducativas. Também na área da educação dentro do sistema socioeducativo, ainda precisamos avançar. Por isso, é importante que o CNJ esteja somando a esse trabalho que já vem sendo desenvolvido, mas que precisa ser incrementado”, considerou o juiz.

De acordo com a Juíza Coordenadora da CIJ, Rosa Geane Nascimento, foi apresentado o Plano Estadual de Socioeducação, previsto no Justiça Presente e, junto ao magistrado Antônio Henrique, identificado como poderá ser a aplicação do plano.

“Nós viemos pessoalmente conversar sobre as dificuldades enfrentadas pela 17ª Vara Cível e sobre os eixos que nós iremos trabalhar com o Programa. Ficamos muito felizes, porque dos eixos apresentados pelo CNJ nós já estamos com ações concretas e efetivas em três, a exemplo da aplicação da Justiça Restaurativa e da capacitação e profissionalização dos adolescentes. O objetivo sobretudo é melhorar as condições de internação provisória e definitiva dos adolescentes que praticaram atos infracionais. É fundamental a efetivação da prioridade absoluta para esses adolescentes, promovendo a capacitação e a profissionalização destes, visando à ressocialização. Ressalte-se também a importância da produção de dados estatísticos para a criação e melhoria das políticas públicas. Em 08 de outubro, houve uma reunião na CIJ com a Coordenadora do Programa Justiça Presente. Ali foi apresentado o Programa, sendo imediatamente encaminhado a todos os juízes competentes, para as providências cabíveis. Acresça-se que o contato pessoal com o juiz especializado é muito importante pela possibilidade de contribuições para o aprimoramento dessas ações”, afirmou a magistrada.

Fonte: Agência de Notícias do TJSE

 

Fotos: Bruino César/DricomTJ


27 Mar

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE

Juiz de Direito José Pereira Neto é escolhido novo desembargador do TJSE
01 Mar

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas

Coordenadoria da Justiça Estadual planeja atuação conjunta com filiadas
23 Fev

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase

Presidente do TJSE recebe nova diretoria da Amase